O Olho de Phi
Definição:
O olho de Phi, está construído com base no número Phi, letra grega que se pronuncia "Fi". Apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito interessante. Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então o retângulo de ouro. Era um retângulo, do qual proporções do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Parthenon ... a proporção do retângulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividida pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618. Os egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides, onde cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3ª fileira e assim por diante.
Créditos: http://phibra.com.br/phi.html
Materiais usados na elaboração do Desenho
Cor da folha Branca
Marca Report
Gramatura 75 g
Formato A-3
Dimensão 29,7 x 42,1 cm
Lapiseira (para marcar os eixos horizontal e vertical do Desenho):
Carga Grafite
Marca Pentel
Dureza HB
Bitola 0,3 mm
Lapiseira (para desenhar as Circunferências):
Carga Grafite
Marca Compactor
Dureza HB
Bitola 2,0 mm
Caneta (para desenhar a forma do Olho de Phi) acoplada ao Compasso:
Marca Pilot
Série Marcador Permanente
Cor Vermelha
Bitola 2,0 mm
Caneta (para desenhar o Retângulo de Ouro) acoplada ao Compasso:
Tipo Esferográfica
Marca Faber-Castell
Série Trilux 032 M
Cor Violeta Claro
Bitola 1,0 mm
Régua:
Tamanho 40 cm
Marca Trident
Execução do Desenho:
1. Dividir a folha A-3, traçando um eixo na vertical e outro na horizontal usando a Régua e a
Lapiseira, 3 mm, Grafite HB;
2. Desenhando as 2 Circunferências menores, usando a Lapiseira com Grafite HB 2,0 mm, acoplada ao Compasso:
. Ajustar o Compasso para um raio de 4,0 cm;
. Espetar o Compasso sobre o eixo vertical, na metade superior da folha, afastado do ponto central por uma distância de 2 cm;
. Traçar a primeira Circunferência menor;
. Espetar o Compasso sobre o eixo vertical, na metade inferior da folha, afastado do ponto central por uma distância de 2 cm;
. Traçar a segunda Circunferência menor;
3. Desenhando as 2 Circunferências maiores, com a Lapiseira com Grafite HB 2,0 mm, acoplada ao Compasso:
. Ajustar o Compasso para um raio de 8,0 cm;
. Espetar o Compasso sobre a interseção do eixo vertical com a segunda Circunferência menor, na metade superior do desenho;
. Traçar a primeira Circunferência maior, que tangencia a segunda Circunferência menor em sua porção inferior;
. Espetar o Compasso sobre a interseção do eixo vertical com a primeira Circunferência menor, na metade inferior do desenho;
. Traçar a segunda Circunferência maior, que tangencia a primeira Circunferência menor em sua porção superior;
4. Desenhando a forma do Olho de Phi:
. Acoplar a Caneta Hidrográfica, na cor Vermelha ao Compasso e cobrir a seção inferior da primeira Circunferência menor, criando uma Semicircunferência;
. Repetir a operação, dessa vez cobrindo a seção superior da segunda Circunferência menor, criando assim uma segunda Semicircunferência, que completará a forma menor central do Olho de Phi;
. Espetar o Compasso nos pontos correspondentes e repetir a operação, dessa vez com as Circunferências maiores, criando assim duas Semicircunferências, que completam a forma maior, criando assim, o chamado Olho de Phi.
5. Desenhando o Retângulo de Ouro, com a Caneta Esferográfica 1 mm, na cor Violeta Claro e a Régua:
. No espaço criado pela interseção das duas Circunferências menores, na porção superior desse espaço à direita, cobrir com a caneta Esferográfica, usando a Régua, as seções dos eixos vertical e horizontal que correspondem aos dois lados que irão formar o Retângulo de Ouro. Esses lados medem:
. Lado vertical menor: 2 cm
. Lado horizontal maior: 3,5 cm
. Reproduzir essas medida, nos pontos correspondentes, para formar o Retângulo de Ouro;
. Em seguida, dividindo o lado maior do Retângulo de Ouro por 1,618, teremos o ponto onde esse mesmo Retângulo se divide, para criar o Retângulo de Ouro seguinte.
Detalhe ampliado da seção inferior do desenho
Detalhe ampliado da metade superior do desenho
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